quinta-feira, 18 de novembro de 2010

OSS?

OSS! É uma expressão que ouvimos comumente nas artes marciais japonesas, e só apareceu pra mim a pouco mais de um ano quando comecei a praticar Judo. No Aikido aqui no Brasil me parece que não acontece como em outros países, pois nesses quase 4 anos de treino, seminários e encontros de Aikido, não ví sequer um praticante falando, mas sei que existem escolas por aí que usam.
Mas o que seria isso? Qual a origem?
Andei pesquisando e cheguei a conclusão que a origem é incerta. O que existem são teorias apenas.

A primeira é sobre um cumprimento que os japoneses fazem quando encontram alguém na rua. Eles falavam algo como "Ohayo gozaimasu", que significa, de forma bem polida "é cedo", uma espécie de "bom dia". Percebeu-se que atletas, durante a atividade esportiva, como corrida por exemplo, não utilizavam toda a expressão e respondiam com um "Ohayossu!", "Ohayoosu!", "Oosu" ou "Oss", uma contração da frase  original. Entretanto, essa forma é considerada rude, masculina e deve ser utilizada com colegas de treino (não com o professor ou sensei) e pessoas em atividades geralmente esportivas. Seria como um "E aí!" em português.

Outra teoria tem haver com os dois kanji que formam o ideograma "Oss". O primeiro (Osu)  significa empurrar, pressionar, promover. O segundo (Shinobu) significa resistir, aguentar ou ocultar, esconder.
Isso pode criar vários significados, como "perseverar em condições difíceis" (o que caberia bem com a filosofia e história do Karatê) ou "esforçar-se sem mostrar", algo que pode se vê em alguns japoneses quando treinam, suas fisionomias não mudam mesmo em grandes esforços. Existe um texto do Sensei Okuda do Karatê que fala sobre o uso da expressão pelos lutadores da Marinha Imperial japonesa, o que reforça essa teoria.
  
Kanji "Oss" ou "Osu"

Por último, encontrei como uma contração de "Onegaishimasu", que é uma forma educada de dizer "por favor" e as vezes "desculpe".

Eu particularmente não utilizo muito o "Oss", apenas nas aulas (cada vez mais raras) de judo, já que no Aikido é comum o uso do "Onegaishimasu".

No aikido sempre se começa com "Onegaishimasu"

Um comentário: