quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eventos de Aikido - Setembro e Outubro de 2010

Nos últimos dias aconteceram dois eventos da Confederação Brasileira de Aikido - Brazil Aikikai que considero importantes pra região. Primeiro foi o Encontro Técnico de Aikido em Aracaju, realizado pela Associação Sergipana de Aikido -ASAIK nos dias 25 e 26 de Setembro de 2010, com a presença do Shidoin Alexandre Bull. O segundo foi o Seminário Integral de Aikido, realizado pela Associação Mushin de Aikido da Bahia, nos dias 08, 09 e 10 de Outubro em Salvador, ministrado pelo Shihan Wagner Bull.
Apesar de serem eventos da mesma Confederação e conduzidos por senseis da mesma linha, escola (Takemussu) e família (filho e pai), os eventos aconteceram de forma distintas. No primeiro, o Shidoin Alexandre enfatizou a melhor maneira de se fazer as técnicas, corrigindo o detalhe, mostrando a forma. Nesse evento foi possível ver o refino do movimento, e a cada demonstração as coisas faziam sentido. Quem foi não se arrependeu, foi muito bom. 
Já o do Shihan Wagner a coisa é um pouco diferente. Ele te mostra coisas que são difíceis de entender, como uso do ki, por exemplo. Nesse evento você fica realmente se sentido que não sabe nada da arte e que o caminho e muito mais longo do que se pensa, é uma dose grande de realidade. Pra mim é sempre muito bom vê-lo em ação, vale muito a pena.
Enfim, fico feliz em poder ter ido para os dois, agora tenho muito mais o que treinar.

Seminário Integral da Associação Mushin de Aikido - Salvador-BA

Encontro Técnico da Associação Sergipana de Aikido - Aracaju-SE

Um comentário:

  1. A foto do encontro técnico da ASAIK, foi cortesia do Kokyu dojo Alagoas. Obrigado sensei Fernando Coutinho.

    ResponderExcluir