segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Um breve histórico do Aikido em Aracaju

O Aikido apareceu no início da década de 90 em Aracaju, com o professor Valdenberg Araújo. Já tinha praticado Karatê e quando foi fazer um mestrado em matemática em São Paulo, resolveu voltar a treinar. Procurou uma academia que também tinha aulas de Aikido, ele viu uma aula e resolveu praticar. Durante os anos que morou lá, revesava as aulas na universidade com os treinos no dojo supervisionado pelo sensei Severino Sales (presidente da FEBRAI).

Quando retornou à Aracaju, ainda faixa azul, resolveu montar um grupo, ligado a FEBRAI e com a orientação do Sensei Severino Sales. No começo dos anos 2000 o professor Valdenberg resolveu desfiliar-se da FEBRAI, já existiam vários graduados, e a alguns deles resolveram ficar, seguindo o sensei Valdenberg foi também seu mais fiel aluno, prof. Antonio Mendonça, que juntos solicitaram a orientação do Shihan Wagner Bull e filiaram-se a Confederação Brasileira de Aikido - Brazil Aikikai, criando a Associação Sergipana de Aikido.

Paralelamente, chegava a cidade em 2000, vindo de Recife, o instrutor Luciano Larré, na época "cinto verde", filiado a Tenchi Internacional do Hanshi Georges Stobbaerts - Hachidan BNK em Aikido, grupo não filiado a Fundação Aikikai - Hombu Dojo do Japão. Ele funda a Tenchi Internacional Sergipe.

Em 2006 o grupo da FEBRAI é novamente dividido. Recem desfiliados da Federação, o instrutor Josemar Dias junto com Tiago Santana (na época faixa marron) e mais outro aluno, foram à São Paulo solicitar a filiação ao Instituto Maruyama de Aikido, do sensei Roberto Maruyama (atual presidente da Confederação Brasileira da Aikido). A partir daí mais um grupo se forma, o Instituto Makoto de Aikido. No ano seguinte é a vez do Tiago Santana sair do Instituto Makoto e fundar a Escola de Aikido de Sergipe, existindo atualmente duas escolas supervisionadas pelo sensei Maruyama em Aracaju.

Em 2008, um aluno 2º Kyu, Felipe, do professor Paulus Tertius de Maceió, ligado ao Sensei Larry Reynosa dos Estados Unidos (antigo aluno de Steven Seagal) começa a dar aulas na cidade.

No final 2009 é a vez do aluno do professor Coutinho de Maceió, ligado ao Sensei Wagner Bull, Manoel Bisneto (1º Kyu) montar seu grupo.

Para uma cidade de 570.000 habitantes (segundo o Wikipédia), a quantidade de grupos de aikido é bem grande. Alguns são mais isolados e "não se misturam", outros são mais abertos. Finalmente temos representante de várias instituições aqui, cada uma com seus mestres e suas regras é só escolher e treinar.

2 comentários:

  1. Muito legal essa iniciativa sua, Xará!Mostrar a história do aikido neste estado. Apenas acrescentando um detalhe: vim pra Aracaju no fim de 2008, mas só comecei a montar um grupo de estudo em 2009.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale Felipe San. Qualquer dia desses te faço uma visita. Um abraço!

      Excluir